Síndrome do Túnel do Carpo
25 de Maio de 2017

A Síndrome do Túnel do Carpo é causada pela compressão do Nervo Mediano, que é responsável pela inervação da mão e dedos. Na região do punho tem uma espécie de canal, por onde passam os tendões (responsáveis pela movimentação dos dedos) e o nervo Mediano (responsável pela sensibilidade da mão).

1.png

Quando essa região inflama, normalmente por uso excessivo das mãos e dedos (lesão por esforço repetitivo), os tendões se inflamam e aumentam consequentemente de espessura, pressionando o nervo Mediano, onde ver afetar principalmente o polegar, dedo indicador e dedo mediano, sintomas que se agravam à noite.

Principais Sintomas da Síndrome do Túnel do Carpo

- Formigamento

- Dormência

- Diminuição de força muscular

- Dor

É muito comum em pessoas que trabalham com o uso excessivo das mãos, como digitação, costureiras ou trabalhos que exigem um mesmo movimento constante da mão. Também pode ser ocasionado por outros fatores como, quedas seguidas de fraturas, tumores, etc.

Diagnóstico

O médico através de testes e exames, como a Eletroneuromiografia, Ressonância, entre outros podem determinar o diagnóstico.

Tratamentos

Depende do grau e comprometimento da lesão, pode ser feito através de medicamentos, talas para imobilização do pulso evitando que ele dobre, o que comprimiria mais ainda o nervo Mediano, entre outros, até em casos mais graves, a cirurgia.

2.png

Na Fisioterapia pode ser feito a crioterapia, para diminuir o edema e a inflamação na região do pulso, eletroterapia, exercícios de alongamentos e a cinesioterapia, para ganho de força muscular, orientações posturais a nível de pulso e braços no dia a dia.

3.png