Atividade de grupo e qualidade de vida
19 de Abril de 2017

A expressão qualidade de vida é atualmente utilizada com frequência no cotidiano das pessoas e a todo o momento salientado nos diversos tipos de mídia. A “Qualidade de vida” passou a ser hoje uma condição, ou melhor, um objetivo a ser perseguido. A presença do termo qualidade de vida é facilmente percebida no linguajar da sociedade contemporânea.


A qualidade de vida está intimamente ligada a nossa saúde, pois não existe “qualidade” em se viver com dores, com perdas de movimentos ou até mesmo depressão.  


E é dentro desse contexto de busca por qualidade de vida que é importante ressaltar a influência do lazer, da socialização, das atividades físicas, da manutenção de hábitos saudáveis   e de um estilo de vida que não nos proporcione somente longevidade, mas sim viver com qualidade.


51.jpg




Se quisermos ter qualidade de vida é importante não buscar tratamentos somente quando já instaladas as perdas funcionais e as doenças já estejam instaladas, sabe-se hoje em dia da importância da promoção da saúde e da prevenção de doenças. O tempo gasto e os custos são diminuídos quando prevenimos intercorrências na nossa saúde.


Mas como trabalhar “Qualidade de vida” na saúde? Uma das formas é se prevenindo de doenças comuns na atualidade como osteoporose, hipertensão, artrose, depressão e as famosas dores na coluna. Mas essa prevenção não se faz com remédios e sim por meio de exercícios, fisioterapia, dança e até mesmo atividades lúdicas que envolvam lazer e o contato entre pessoas, ou seja, a socialização proporcionada com as atividades em grupo acaba sendo um componente fundamental na prevenção de doenças.


Captura de Tela 2017-04-18 às 09.52.23.png


Como estamos falando em ausência de doença e prevenção, para termos qualidade de vida, em fisioterapia costumamos realizar atividade em grupos, pois entendemos que é uma forma de atuarmos antes de um processo patológico se instalar.


A atividade em grupo além de prevenir doenças com o exercício, proporciona, interação entre as pessoas, empatia com a dor do outro, troca de experiências além de ser fonte de lazer, pois nesses momentos além de exercícios são implementadas atividades lúdicas que buscam favorecer a socialização.  


Os grupos de atividade física e prevenção não necessariamente são compostos somente por idosos, ou grupos somente de mulheres ou só de adolescentes, o importante num grupo além da faixa etária é o que cada grupo tem em comum, ou seja, mesmo sabendo que as dores nas costas de um adolescente são por motivo diferente de uma dor nas costas de um idoso, não tem nenhum impedimento que essas pessoas mesmo em fases tão distintas da sua vida dividam experiências e vivenciem trocas.


Em suma a troca de experiências e os momentos de lazer aliados a prática física podem reestabelecer e manter sua saúde. Venha conhecer na nossa clínica os diversos tipos de grupos que podem lhe auxiliar.


@2018 por Puxavante | wAdvice

FisioForm Clínica de Fisioterapia e Reabilitação

Rua Pedro Mayerle, 160, Anita Garibaldi - Joinville/SC, 89202-195 - 47 3433 6454

Rua Petrópolis, 668, Itaum - Joinville/SC, 89208-300 - 47 3426 1457

Rua Itaiópolis, 206, América - Joinville/SC, 89204-100 - 47 3031 9915