Pneumonia em crianças
03 de Maio de 2019




Pneumonia em crianças



Tudo pode começar a partir de uma simples gripe. Segundo relatório da Unicef, 17% das mortes de crianças menores de 5 anos no mundo são causadas por ela. O sinal de alerta soa durante o outono e o inverno, quando a baixa temperatura, o tempo seco e os índices elevados de poluição aumentam os problemas respiratórios, permitindo que a doença se instale.


A pneumonia é uma infeção nos pulmões, também conhecida como infecção do trato respiratório inferior, uma vez que se dá na parte mais profunda dos pulmões. Trata-se, pois, de uma inflamação aguda dos pulmões que costuma ser causada por um vírus, ainda que, em certos casos, também possa ser causada por bactérias.


Normalmente, a pneumonia viral infantil surge após uma constipação associada a rinite, febre ou febrícula. Podemos dizer que se trata da compilação de um quadro de catarro que afeta as vias respiratórias inferiores, provocando dificuldades respiratórias na criança. A pneumonia bacteriana infantil, pelo contrário, caracteriza-se por um início repentino com febre, dificuldade em respirar e dores torácicas.


O tratamento básico da pneumonia é a administração de agentes farmacoterapêuticos específicos, associado à fisioterapia e aos cuidados com a administração de líquidos para evitar risco de sobrecarga hídrica. Entre os objetivos específicos do tratamento fisioterapêutico para Pneumonia estão a higienização brônquica, reexpansão pulmonar, suporte ventilatório invasivo e não-invasivo em casos de insuficiência respiratória aguda, otimização da capacidade de tosse, fortalecimento muscular respiratório, bem como a prescrição de exercícios aeróbicos e de fortalecimento da musculatura periférica.



Vale lembrar que a Fisioterapia Respiratória é uma especialidade profissional reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), e o especialista na referida área deve estar presente no tratamento da Pneumonia em conjunto com médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e demais profissionais de saúde para uma abordagem completa e de qualidade.



Posts Relacionados

@2019 por Puxavante | wAdvice

FisioForm Clínica de Fisioterapia e Reabilitação

Rua Pedro Mayerle, 160, Anita Garibaldi - Joinville/SC, 89202-195 - 47 3433 6454

Rua Petrópolis, 668, Itaum - Joinville/SC, 89208-300 - 47 3426 1457

Rua Itaiópolis, 206, América - Joinville/SC, 89204-100 - 47 3031 9915