DIVERTIDAMENTE - Tratando e brincando
07 de Março de 2019


DIVERTIDAMENTE -  Tratando e brincando


A Fisioform conta com uma equipe ampla e especializada para o atendimento de crianças, atendemos diversas patologias que levam a atrasos do desenvolvimento neuropsicomotor; como: lesões neurológicas, distúrbio de aprendizagem, ortopédicos, emocionais entre outros.

Muitos desses pacientes ficam conosco por um longo período de tempo para ganhos motores e de funcionalidade e por vezes para manutenção de suas habilidades e qualidade de vida. Ao longo dos atendimentos percebemos que a estimulação convencional vai deixando de ser interessante e motivadora para estas crianças e pensando neste público tão importante que nossas Fisioterapeutas Vania e Milena juntamente com a Terapeuta Ocupacional Heloneide criaram o projeto  “Divertidamente”.

O grupo trabalha o brincar como recurso terapêutico. A vantagem das aprendizagens alcançadas através do brincar é o fato de que os enganos cometidos não são considerados erros, mas tentativas de acerto. Quando a criança não tem medo de errar, arrisca mais e é mantido o clima de alegria, desafio pessoal e descontração. A preservação do prazer na atividade contribui para que se instale o hábito de se estar ocupada sem ser por obrigação, mas, pelo contrário para realizar uma atividade agradável, através da qual ela está aprendendo (Cunha, 1997; Lorenzini, 2002; Scalha 2010).

Através de uma abordagem psicomotora atuamos nas reações de equilíbrio, agilidade, força muscular, coordenação motora ampla e fina, iniciação de movimento, planejamento motor, esquema corporal, lateralidade, ritmos, noção temporal, concentração e atenção, flexibilidade mental, resolução de problemas, inteligência emocional e regulação da labilidade emocional além de promover a interação e comunicação entre pacientes.