Microfisioterapia nas gastrites
07 de Novembro de 2018

Microfisioterapia nas gastrites

Você já teve ou sofre com dores de estômago, má digestão ou queimação? A gastrite é a inflamação, infecção ou erosão da parede do estômago causada pelo enfraquecimento da barreira mucosa que reveste e protege essa parede, permitindo que o sulco gástrico produzido pelas glândulas estomacais cause danos a esse tecido de revestimento.

Não existe uma doença com o nome específico de gastrite, já que uma ampla variedade de agentes irritantes pode produzir a inflamação no estômago.

Existem várias causas, como uso excessivo de álcool, uso de anti-inflamatórios, alimentação inadequada, rica em gorduras ruins, açúcar, ou conservantes, ou qualquer outra causa que afete o funcionamento do estômago. Infecção por H. pylori, e principalmente por fator emocional como estresse ou ansiedade.

No caso da gastrite por fator emocional, chamada de gastrite nervosa, também conhecida como dispepsia funcional e que, apesar de não causar uma inflamação no estômago como a gastrite tradicional, ela também promove os mesmos sintomas.

No nosso estômago diversos neurônios estão presentes, dos quais estão diretamente conectados ao sistema nervoso central. Quando passamos por situações que abalam o nosso emocional, existem interferências na estimulação das glândulas secretoras do suco gástrico fazendo com que aumente a síntese de ácido, acidificando de forma drástica toda a mucosa interna do estômago e causando grandes danos internos.

A microfisioterapia pode ajudar, buscando a causa através de micro toques e estimulando seu corpo a reagir às disfunções que levaram a este desconforto no estômago. A técnica de terapia manual, apresenta resultados rápidos no tratamento dos problemas gástricos, agindo não somente na parte física, mas também no aspecto emocional.

A fisioterapia Integrativa pode complementar no tratamento da microfisioterapia, através de terapias florais, aromaterapia, homeopatia e suplementação de substâncias naturais.

Conheça os benefícios da microfisioterapia e da fisioterapia integrativa, agende sua sessão

Dra. Adria Zipperer - Fisioterapeuta