AVC - Acidente Vascular Cerebral
31 de Outubro de 2018

Acidente Vascular Cerebral

AVC é a sigla usada para Acidente Vascular Cerebral, popularmente chamado de "derrame", que está divido em 2 tipos: AVC Isquêmico e AVC Hemorrágico.


O Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI) acontece quando uma artéria está obstruída e falta sangue numa determinada área do cérebro. Já o Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH) é provocado por um sangramento decorrente do rompimento de um vaso sanguíneo. Os sinais e sintomas do AVC têm início súbito e podem se manifestar isoladamente ou combinados:

  • Perda de força, adormecimento ou paralisia da face ou algum membro de um lado do corpo;

  • Alterações da visão (perda de visão, visão turva, visão dupla, sensação de "sombra" na visão);

  • Dificuldade para falar ou entender frases;

  • Desequilíbrio, tontura, falta de coordenação ao caminhar ou queda súbita;

  • Dor de cabeça forte e persistente;

  • Dificuldade para engolir.


Os sintomas mais comuns são fraqueza ou paralisia de um lado do corpo e problemas de equilíbrio ou coordenação. A fisioterapia ajuda a recuperar mobilidade e controle muscular o mais possível.



A fisioterapia começa logo após o AVC, em casa ou no hospital. Se a pessoa não se conseguir mover, em primeiro lugar, o terapeuta confirma se a pessoa está corretamente posicionada na sua cama e muda a sua posição regularmente para impedir que os músculos e as articulações fiquem rígidas.


Se a pessoa que sofreu o AVC tem dificuldades de movimento e equilíbrio, o fisioterapeuta irá trabalhar a pessoa de forma a que recupere o maior equilíbrio e movimentos possíveis. Quando estiverem preparados, poderão passar a conseguir estarem de pé com a ajuda de algum equipamento ou de alguém para se movimentarem com segurança.


O tratamento para membros fracos ou paralisados começa com pequenos movimentos guiados e praticando tarefas simples. À medida que a pessoa começa a melhorar e a ter mais força, ser-lhe-à ensinado movimentos mais largos e exercícios mais complicados que irão encorajar ambos os lados do corpo a trabalhar em conjunto. Isto vai ajudar as pessoas a pararem de esforçar o lado do corpo que não foi afetado pelo AVC.


Em conjunto com a fisioterapia, o terapeuta ocupacional pode ajudar a pessoa a voltar aos seus passatempos normais, atividades de lazer ou adquirir outras novas, aprender capacidades que poderão ser úteis para voltarem para o trabalho, ou superarem problemas com a memória e concentração.


A Fisioform possui profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais capacitados e com experiência no atendimento e acompanhamento de pacientes com Acidente Vascular Cerebral. Seja bem-vindo.


Posts Relacionados

@2018 por Puxavante | wAdvice

FisioForm Clínica de Fisioterapia e Reabilitação

Rua Pedro Mayerle, 160, Anita Garibaldi - Joinville/SC, 89202-195 - 47 3433 6454

Rua Petrópolis, 668, Itaum - Joinville/SC, 89208-300 - 47 3426 1457

Rua Itaiópolis, 206, América - Joinville/SC, 89204-100 - 47 3031 9915