Alongamento
05 de Setembro de 2018

ALONGAMENTO



Durante as estações mais frias do ano, outono e inverno, o uso de roupas quentes não é suficiente para se livrar da sensação de desconforto por conta do frio. As pessoas tendem sentir mais dores no corpo e a diminuir a frequência de práticas esportivas, desta forma, a realização de alongamentos torna-se ainda mais importante, tanto para a prática esportiva, quanto ao decorrer de um dia de trabalho.


Com a ocorrência da baixa temperatura, os riscos de lesões são maiores pois o corpo reage ao frio contraindo os músculos na tentativa de produzir calor, sendo ainda mais necessário a preparação prévia para ativar a musculatura, favorecer a circulação sanguínea e aumentar a temperatura corporal. Em dias frios, não se alongar e não se aquecer com exercícios leves antes de praticar esportes pode causar até fraturas, em casos mais graves.


O alongamento tem um papel fundamental para a flexibilidade muscular, pois o durante o exercício o músculo estica e retorna ao comprimento normal, prevenindo tensões, rigidez e encurtamento dos grupos musculares, entre outros benefícios. Por esta razão, o alongamento é necessário não só durante os dias de frio, mas sim o ano todo.


Dicas


  • Faça alongamentos antes e depois das atividades físicas (treino).

  • Não há definição de idade ideal, apenas forma e intensidades diferentes.

  • Em dias frios, utilize roupas térmicas para praticar exercícios.

  • Realize o exercício com calma, alongar-se não deve ser sinônimo de dor.

  • Cada exercício de alongamento deve ser feito (em média) por 15 a 20 segundos. Ultrapassando este tempo, o corpo não relaxa e passa a contrair os músculos.



Benefícios


  • Ajuda a evitar lesões.

  • Melhora a postura em até 2cm.

  • Melhora o humor e a disposição.

  • Melhora a flexibilidade, decorrente da redução de água e fibras musculares, provocada pelo envelhecimento

  • As fibras musculares, encaixadas umas nas outras, deslizam para alongar e contrair. A musculatura é ligada aos ossos e tendões.

  • Exercícios físicos ajudam a desenvolver resistência, promovendo a produção de anticorpos.



Dedique-se a você, alongar-se é rápido e fácil. Aproveite cada benefício e diminua a ocorrência de dores no corpo durante as estações mais frias do ano.


Posts Relacionados

@2018 por Puxavante | wAdvice

FisioForm Clínica de Fisioterapia e Reabilitação

Rua Pedro Mayerle, 160, Anita Garibaldi - Joinville/SC, 89202-195 - 47 3433 6454

Rua Petrópolis, 668, Itaum - Joinville/SC, 89208-300 - 47 3426 1457

Rua Itaiópolis, 206, América - Joinville/SC, 89204-100 - 47 3031 9915