O método Pilates com fisioterapeuta especiali
PILATES PARA A DOR E PÓS OPERATÓRIO DE CIRURGIA NO OMBRO
16 de Agosto de 2018


PILATES PARA A DOR E PÓS OPERATÓRIO DE CIRURGIA NO OMBRO

A dor é uma sensação subjetiva com diferentes níveis de intensidade e apresenta origem variada. Causa diminuição da qualidade de vida pois diminui a funcionalidade da região lesionada.

O método Pilates com fisioterapeuta especialista, vêm sendo frequentemente  recomendado pelos ortopedistas, não somente para reabilitação da coluna vertebral ou joelhos, mas também para a reabilitação do ombro, tanto preventivo como em pós operatório.

O complexo articular do ombro é composto por três estruturas ósseas, sendo elas: úmero, clavícula e escápula.

Juntas, estas estruturas formam algumas articulações: Gleno-umeral, acrômio-clavicular, escápulo-torácica e esterno clavicular. Dando então as funções de movimento ao ombro.



Por ser tão complexo e com tantas funções, o ombro é uma região muito comumente lesionada, necessitando de atenção específica, posicionamento adequado, fortalecimento e boa mobilidade. O método Pilates trabalha cuidadosamente estes aspectos.

O método Pilates é recomendado para a melhoria da flexibilidade articular, fortalecimento muscular, na aquisição de uma melhor postura e de um melhor condicionamento físico e mental. Estes benefícios se dão porque o Pilates é embasado em seis princípios:

Centralização (centro de força do corpo humano – localizado na circunferência que corresponde os músculos do abdome até o joelho e do antebraço as mãos – conhecido como Powerhouse);

Controle (controlar os movimentos musculares executados durante os exercícios);

Concentração(desenvolver os exercícios com intenção mental correta e focar no processo de aprofundamento da consciência no movimento);

Fluidez (eficiência do movimento com ritmo);

Respiração (compreensão da importância de exalar para estimular a respiração e intensificar o movimento;

Precisão (perfeita coordenação dos movimentos). (NUNES, 2008).

Para os que já apresentam alguma queixa no ombro, cintura escapular ou região cervical, as sessões se iniciam com séries mais leves inicialmente progredindo gradativamente conforme evolução e melhora do paciente. A rotina e os exercícios precisam ser adaptados para a condição em que o paciente se encontra, respeitando o processo de recuperação do ombro.

Os exercícios isométricos executados no Pilates ajudam a fortalecer os músculos estabilizadores do ombro, bem como o fortalecimento do manguito rotador e os movimentos de amplitude de movimento. Tudo sendo trabalhado em conjunto, com supervisão específica do fisioterapeuta com especialização no método Pilates para que os exercícios sejam feitos com qualidade e de forma correta. Assim, a recuperação nas patologias do ombro através do Pilates, tem um resultado efetivo em curto espaço de tempo.


@2018 por Puxavante | wAdvice

FisioForm Clínica de Fisioterapia e Reabilitação

Rua Pedro Mayerle, 160, Anita Garibaldi - Joinville/SC, 89202-195 - 47 3433 6454

Rua Petrópolis, 668, Itaum - Joinville/SC, 89208-300 - 47 3426 1457

Rua Itaiópolis, 206, América - Joinville/SC, 89204-100 - 47 3031 9915