ENXAQUECA, A MICROFISIOTERAPIA PODE TRATAR ESTE TRANSTORNO
27 de Fevereiro de 2018
    Você é uma das pessoas que sofrem com enxaquecas constantemente e sem uma causa específica? já passou por vários exames de sangue, tomografias, ressonâncias magnéticas, eletroencefalograma, entre outros sem nenhum diagnóstico específico para as dores de cabeça e seus demais sintomas?

A enxaqueca é uma dor de cabeça, em geral latejante e unilateral, com características pulsantes, que aflige 20% da população brasileira, sendo que 75% dos portadores são mulheres devido as oscilações dos hormônios femininos. Geralmente inicia entre os 10 e 20 anos de idade e vai reduzindo sua frequência após os 50 anos.

A intensidade da dor dura cerca de1 a 4 horas diminuindo gradativamente, mas pode persistir por 72horas ou mais.
    Em alguns casos, as pessoas relatam dores com frequência, ocorrendo varias vezes ao mês, enquanto outras apresentam os sintomas esporadicamente em toda sua vida.

Os sintomas da enxaqueca surgem devido a alterações do nosso cérebro que podem ser provocados por uma série de fatores, incluindo estresse, mudanças climáticas, luzes e odores. Podendo vir acompanhada de náuseas, tonturas, sensibilidade a luz, a barulhos e odores.

Os principais fatores desencadeantes da Enxaqueca são:
  • Ingestão de álcool
  • Mudanças ambientais e climáticas.
  • Alimentos contendo cafeína (café, coca-cola), feniletilamina (chocolate), tiramina (queijos, vinhos), glutamato monossódico (comida chinesa) e nitratos (comida enlatada, hot-dog).
  • Luminosidade.
  • Alterações hormonais da mulher (menstruação por exemplo).
  • Jejum.
  • Perda ou excesso de sono.
  • Excesso de medicações analgésicas.
  • Odores fortes ou perfumes.
  • Estresse e ansiedade.
  • Cicatrizes emocionais (consciente/inconsciente)

A Microfisioterapia tem se mostrado muito eficaz no tratamento das enxaquecas, pois busca a causa real, possibilitando datar acontecimentos relacionados com esses sintomas e estimula o corpo a auto corrigir-se, através do toque terapêutico.

Adria Zipperer-Fisioterapeuta.