VERTIGEM X LABIRINTITE X REABILITAÇÃO VESTIBULAR
22 de Dezembro de 2017

               Antes de falar sobre a Reabilitação Vestibular é necessário entender um pouco sobre o sistema vestibular.

O Sistema Vestibular esta localizado no interior de cada ouvido. A orelha é divida em três compartimentos: orelha externa, média e orelha interna onde há um espaço conhecido como vestíbulo, por isso o nome Sistema Vestibular.

O Sistema Vestibular é o órgão responsável pelas sensações de equilíbrio e orientação no espaço, é ele que nos informa quando estamos com a cabeça virada para cima ou para baixo enviando informações ao nosso cérebro onde nosso corpo responde através dos movimentos de forma suave e harmônica. É composto por um sistema de tubos, ossos e câmaras chamado labirinto ósseo e dentro dele, um sistema de tubos membranosos, sendo a parte funcional do sistema.

O labirinto membranoso é composto pela cóclea, três canais semicirculares, pelo utrículo e pelo sáculo. A cóclea é o principal órgão sensorial para a audição não tendo nenhuma função no equilíbrio, já os canais semicirculares o utrículo e o sáculo são as estruturas integrantes do mecanismo de equilíbrio, quando houver alguma alteração dessas estruturas consequentemente teremos alterações no equilíbrio.  Quando houver um conflito entre os sistemas sensorais (visual, somatossensorial e vestibular) o equilíbrio corporal também estará prejudicado onde poderá aparecer as temíveis tonturas.

 


Tontura é uma sensação de perturbação do equilíbrio corporal e pode ser referida por instabilidade corporal, sensação de flutuação, desequilíbrio na marcha podendo estar acompanha por sinais neurovegetativos como náuseas, vômitos e sudorese. Ou então a queixa pode ser uma sensação rotatória do indivíduo em relação ao ambiente ou do ambiente em relação a si mesmo sendo denominada uma vertigem de caráter rotatório.  Elas podem ser agudas, com crises únicas, por curtos períodos ou até mesmo por longos períodos se tornando crônicas constantes. A prevalência é de mulheres adultas jovens e idosos. 

Pacientes com queixas de tontura precisam passar por uma avaliação criteriosa do sistema vestibular onde serão aplicados testes vestibulares para determinar e traçar um plano de tratamento adequado para cada caso. O tratamento será realizado através da Reabilitação Vestibular, que consiste em restaurar o labirinto lesionado, onde são aplicados exercícios cinesioterápicos com objetivo de reduzir as tonturas, melhorar o equilíbrio estático e dinâmico durante a marcha, melhorar as habilidades para manter o equilíbrio ao caminhar. Os exercícios são realizados basicamente através da repetição dos movimentos que geram tontura, por exemplo, se ao olhar para cima faz desencadear o sintoma tontura, esse movimento deve ser repetido diversas vezes, para que o cérebro entenda e integre esta informação até chegar o momento que esta sensação desapareça. Este tratamento deve ser realizado por um profissional especializado e capacitado, a Fisioform Clínica de Fisioterapia e Reabilitação Ltda, tem uma equipe de Fisioterapeutas especializados na área da Reabilitação Vestibular.



                                                      

 

Vestíbulopatias Frequentes

Uma das vestibulopatias mais frequentes é a VPPB (Vertigem Postural Paroxistica Benigna). A VPPB é a causa mais comum de vertigem. Ela é desencadeada por movimentos cefálicos de curta duração podendo estar associada à náusea e vomito. Pode ser ocasionada por trauma craniano, distúrbios metabólicos, infecções ou inflamações, otite média e até mesmo por crise de ansiedade. O tratamento se dá através de manobras de reposicionamento canalítico.

É necessária uma avaliação detalhada e aplicação de testes vestibulares, para descobrir qual canal semicircular esta comprometido, após isso se deve aplicar a manobra adequada para o canal lesionado. Os pacientes relatam melhora já na primeira sessão de tratamento, os sintomas podem reduzir até 50 % após a aplicação da manobra que poderá ser realizada por um Fisioterapeuta Especializado e Capacitado.


                                                       


Doença de Meniere

 A Doença de Meniere é caracterizada por acumulo de líquido e hipertrofia dos canais semicirculares decorrente da absorção inadequada do líquido endolinfático. Normalmente é unilateral, porém existem alguns casos com comprometimentos bilaterais.  Indivíduos que desenvolvem esta doença, apresentam como queixa vertigem rotatória, diminuição da audição (hipoacusia), zumbido no ouvido, pressão na cabeça acompanhada por cefaléia além dos sintomas neurovegetativos, normalmente os sintomas são frequentes e por longos períodos. Não existe cura para a doença de Meniere o tratamento se dá através de medicamento e orientação nutricional para ajudar a aliviar os sintomas. Infelizmente não se tem muito sucesso com a fisioterapia, alguns exercícios podem contribuir para melhora do equilíbrio durante as AVD´s, porém não levam a cura, apenas amenizam os sintomas.

 

Neurite Vestibular

A neurite vestibular é uma vestíbulopatia causada por uma manifestação inflamatória do oitavo par de nervos cranianos, normalmente de etiologia viral podendo ser desenvolvida após problemas do sistema respiratório ou até mesmo gastrointestinais, pode ser acompanhada por vertigem rotatória, náusea, vômito, sudorese, fraqueza e palidez. O tratamento se dá através da reabilitação vestibular acompanhado por um profissional capacitado, além de orientações domiciliares.

 

Labirintite 

Labirintite é uma inflamação do labirinto subsequente a uma otite média. Normalmente ela é unilateral e se tem apenas uma só vez. O paciente apresenta crise de vertigem intensa, manifestações neurovegetativas e perda auditiva do lado comprometido. Se a inflamação provocar destruição das estruturas labirínticas ocorrerá formação de fibrose e consequentemente perda auditiva sendo ela irreversível além de sequelas do equilíbrio. 

Escrito por Dra Monica Araujo, Fisioterapeuta especialista em Reabilitação Vestibular .

@2018 por Puxavante | wAdvice

FisioForm Clínica de Fisioterapia e Reabilitação

47 3433 6454

Rua Pedro Mayerle, 160

Anita Garibaldi | 89202-195

Joinville | Santa Catarina

47 3426 1457

Rua Petrópolis, 668

Itaum | 89208-300

Joinville | Santa Catarina