Alívio da dor muscular em poucos minutos isso é possível? Sim com a técnica de Dry Needling!
03 de Novembro de 2017



De acordo com a Federation of State Boards of Physical Therapy/US a técnica de Dry Needling e/ou Agulhamento a Seco é atualmente definida como: Terapia Manual Intramuscular, sendo considerada como um segmento das áreas de Fisioterapia Manual, Músculo Esquelética e Manipulativa.

 

O agulhamento a seco é uma técnica que utiliza agulhas filamentares sólidas que são inseridas através da pele para estimular um ponto de gatilho- que são nódulos de tensão encontrados entre músculos e tecidos conectivos que podem causar dor; o ponto gatilho gera uma alteração na biomecânica do movimento. O agulhamento a seco trata  dores provenientes de disfunções miofasciais, músculo esqueléticas, neuropáticas ou mesmo articulares, na regeneração e recuperação de tecidos lesados, e no aumento da amplitude de movimento.


Estudos apontam que o agulhamento a seco normaliza a disfunção bioquímica e elétrica de placas motoras facilitando um retorno acelerado da função, que a aplicação do agulhamento a seco é eficaz para diminuição da dor e de incapacidades como: osteoartrite do joelho, dores de ombro, pescoço, na cicatrização de tendão, nas disfunções temporo mandibulares entre outros.

 

 As sobrecargas físicas, o stress são alguns dos fatores que podem afetar diretamente os músculos e causar uma diminuição no comprimento da fascia muscular- que é uma membrana de tecido conjuntivo que envelopa todo o corpo e todas as suas partes, assegurando-lhes sustentação (Petit Robert 1806); quando a fascia sofre esta contração há  uma diminuição dos movimentos articulares e muitas vezes uma sensibilidade dolorosa bastante intensa como nódulos na pele quando o músculo comprometido é palpado.

 

O agulhamento a seco é uma ferramenta que o fisioterapeuta utiliza juntamente com outras técnicas manuais e exercícios, para restabelecer as funções músculo-esqueléticas propriamente ditas.

 

O tratamento consiste de aplicações a cada 2 dias em média para um quadro de dor aguda e semanalmente para dor crônica.

 

A aplicação é contra- indicada: em crianças, pacientes com marcapasso, câncer em fase de metástase, portadores de distúrbios hemorrágicos/ anticoagulantes, epilepsia instável.

 

 Faça uma avaliação e conheça mais sobre a técnica de agulhamento a seco.





 

 

@2017 por Puxavante | wAdvice

FisioForm Clínica de Fisioterapia e Reabilitação

47 3433 6454

Rua Pedro Mayerle, 160

Anita Garibaldi | 89202-195

Joinville | Santa Catarina

47 3426 1457

Rua Petrópolis, 668

Itaum | 89208-300

Joinville | Santa Catarina