Fisioterapia na artroplastia total de quadril
24 de Agosto de 2017


A artroplastia total de quadril é uma cirurgia onde ocorre a substituição da articulação do quadril por prótese. O principal objetivo é restabelecer os movimentos da articulação e aliviar a dor.

As indicações mais comuns para realização da artroplastia incluem: dor intensa durante descarga de peso e movimentação, limitação dos movimentos, instabilidade ou deformidade do quadril e falha do tratamento conservador.

Inúmeros são os tipos de prótese do quadril. A indicação dependerá do tipo de doença que acometeu a articulação, da idade do paciente, e da qualidade do osso.

A retomada de uma vida ativa e sem dor é o principal objetivo após a cirurgia de quadril. Deste modo, o processo de recuperação ideal inicia-se antes da cirurgia, informando quais serão as etapas da reabilitação e os objetivos, além de ensinar o uso dos dispositivos auxiliares de marcha, como dar os passos e como prevenir a luxação (deslocamento) da prótese.

É de suma importância o tratamento fisioterapêutico no pós-operatório. A fisioterapia após prótese de quadril deve começar no primeiro dia após a cirurgia, tendo como objetivo diminuir a dor, restaurar o movimento normal do quadril, manter a força e a amplitude dos movimentos.

Assim sendo, o fisioterapeuta elege um programa de exercícios visando melhorar ou restabelecer a função. Dentre os exercícios usados estão: alongamentos, exercícios ativos, fortalecimento, propriocepção e treino de marcha.

A fisioterapia também dispõe de eletroterapia e crioterapia para alívio da dor e do edema, auxiliando na recuperação do paciente. Além dessas, existem outras técnicas para a reabilitação, como a hidroterapia e acupuntura.

Todos os recursos são aplicados de acordo com a necessidade específica do paciente, sendo aumentados ou modificados periodicamente, até que o paciente se recupere completamente e volte a ter uma vida normal.


A seguir, segue o link de uma cartilha do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, do Ministério da Saúde, sobre os cuidados após a cirurgia: https://www.into.saude.gov.br/upload/arquivos/publicacoes/cartilhas/cartilha_quadril.pdf.

 

 

 

 

Referências:

 

 

Reis, Mariana Furtado; Duarte, Marcelo Silva. Intervenções clínicas e fisioterapêuticas nas artroplastias de quadril. Acesso em: http://www.frasce.edu.br/inativo/prod_cientifica/artroplastia_quadril.pdf.

 

Frasson, Viviane Bortoluzzi; et. al. Fisioterapia no pós-operatório de correção artroscópica do impacto femoroacetabular. 2015.

Didomenico, Letícia; Paes, Mayra Battistini. Fisioterapia na artroplastia de quadril: relato de um caso. 2010.

 

Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia. Ministério da Saúde. Acesso em: http://www.into.saude.gov.br.

Posts Relacionados

@2018 por Puxavante | wAdvice

FisioForm Clínica de Fisioterapia e Reabilitação

Rua Pedro Mayerle, 160, Anita Garibaldi - Joinville/SC, 89202-195 - 47 3433 6454

Rua Petrópolis, 668, Itaum - Joinville/SC, 89208-300 - 47 3426 1457

Rua Itaiópolis, 206, América - Joinville/SC, 89204-100 - 47 3031 9915