Longevidade e qualidade de vida
09 de Agosto de 2017


Longevidade é definida como "longa duração de vida". Mas será que quem vive por mais tempo, necessariamente tem qualidade de vida?

Uma pesquisa publicada recentemente no periódico científico Lancet mostrou que, apesar de todos os avanços da ciência, da medicina e da tecnologia, a qualidade de vida do ser humano continua baixa. O novo estudo, que teve duração de 23 anos e foi feito em 188 países, mostrou que enquanto a expectativa de vida aumentou seis anos desde 1990, a saúde e a qualidade de vida estão em declínio. Isso porque, de acordo com o estudo, a maioria das pessoas está passando esses anos adicionais de vida doente ou hospitalizada. De acordo com os autores, as principais causas que contribuem com o maior grau de perda de saúde são doenças cardiovasculares, infecções respiratórias e problemas psiquiátricos, como depressão. Segundo eles, todas poderiam ser prevenidas com a adoção de um estilo de vida mais saudável.


Muitas pesquisas já comprovaram que exercitar-se é um dos caminhos para viver mais. Um estudo dinamarquês de 2012, por exemplo, concluiu que a corrida leve pode aumentar a longevidade em até seis anos. Outra pesquisa, que avaliou 200 000 pessoas acima de 45 anos, descobriu que as que permaneciam menos tempo sentadas ao longo do dia, tinham duas vezes menos chance de morrer em um período de três anos do que aquelas que ficavam sentadas por mais tempo.

A fisioterapia tem um papel fundamental no aumento da qualidade de vida e da longevidade. Além de prevenir a instalação e a evolução de doenças, promove a educação e a conscientização dos processos que estão ocorrendo no corpo. O fisioterapeuta visa potencializar as capacidades físicas, como força, flexibilidade, equilíbrio, potência aeróbia e outros, além de minimizar o risco de quedas e acidentes.

A Fisioform conta com uma equipe de fisioterapeutas especializados e experientes. Para saber mais sobre como viver com qualidade de vida, entre em contato conosco!


AURELIO, Dicionário na língua portuguesa. 4ª edição – Rio de Janeiro, 2002.

REVISTA VEJA. Como hábitos diários podem influenciar a longevidade. Set 2015.

O modelo e suas dicas de saúde: NATIEx – Núcleo de Atendimento à Terceira Idade do Exército/organizadores, Júlio César Rugo, Mirian Gehres Trapp. – Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.


Posts Relacionados

@2018 por Puxavante | wAdvice

FisioForm Clínica de Fisioterapia e Reabilitação

Rua Pedro Mayerle, 160, Anita Garibaldi - Joinville/SC, 89202-195 - 47 3433 6454

Rua Petrópolis, 668, Itaum - Joinville/SC, 89208-300 - 47 3426 1457

Rua Itaiópolis, 206, América - Joinville/SC, 89204-100 - 47 3031 9915