Importância da Fisioterapia no pós cirúrgico de ombro.
09 de Agosto de 2017



O ombro é a estrutura mais complexa do corpo, pois sua articulação é rasa, com pouco encaixe, sendo assim a articulação com maior amplitude de movimento e consequentemente a que mais tem instabilidade o que pode gerar subluxações/luxações. As estruturas que dão estabilidade ao ombro e que permitem realizar nossas atividades de vida diária são os ligamentos e músculos do manguito rotador.


Quando essas estruturas sofrem alguma lesão e necessitam de intervenção cirúrgica, deve-se iniciar a Fisioterapia logo no pós-operatório, pois há grande risco de ocorrer rigidez e perda de massa muscular gradativa.


A reabilitação no pós-cirúrgico de ombro inicia geralmente no dia seguinte a cirurgia. Para cada caso é feita uma conduta, de maneira geral é realizado crioterapia (gelo), cinesioterapia: mobilizações passivas (feitas pelo fisioterapeuta), ativo-assistidas (com ajuda do fisioterapeuta) e ativas (paciente faz o movimento); o fortalecimento muscular também é inserido no tratamento iniciando com contrações isométricas (sem movimento) e depois evoluindo para contrações isotônicas (com movimento).


É muito importante que o paciente se dedique a reabilitação para que o resultado final da cirurgia seja positivo, retornando as suas atividades de vida diária o mais breve possível com força e mobilidade completas.


A Fisioform possui profissionais fisioterepeutas capacitados para o atendimento pós cirúrgico, entre em contato conosco e agende seu atendimento.

Posts Relacionados

@2018 por Puxavante | wAdvice

FisioForm Clínica de Fisioterapia e Reabilitação

Rua Pedro Mayerle, 160, Anita Garibaldi - Joinville/SC, 89202-195 - 47 3433 6454

Rua Petrópolis, 668, Itaum - Joinville/SC, 89208-300 - 47 3426 1457

Rua Itaiópolis, 206, América - Joinville/SC, 89204-100 - 47 3031 9915