Ai que frio, ai que dor!
26 de Julho de 2017

Nesta época do ano, quando as temperaturas caem radicalmente, não é só a gripe que chega com tudo. As dores no corpo se tornam muito mais frequentes, até para quem não tem um quadro crônico ao longo do ano.  A coluna é geralmente a que sofre maior queixa de dor.

Várias linhas tentam explicar a influência do frio nas dores pelo corpo. Elas vão desde fatores subjetivos e psicológicos, pois muitas pesquisas não conseguem resultados consistentes que comprovam a relação entre os fatos, até a pressão atmosférica que cai quando a temperatura esfria e permite o aumento da inflamação e, conseqüentemente, da dor.

Os vírus que são mais comuns a esta época do ano podem provocar também problemas reumáticos em quem nunca teve sintoma dessas doenças. Além disso, sob baixas temperaturas as pessoas ficam mais curvada, com os músculos mais contraídos, o que pode levar ao agravamento da dor.

Um outro fator que pode agravar as dores é a depressão. O frio aumenta os quadros depressivos e a depressão gera dor. “Assim, o aumento de peso comum nessa época aliado ao aumento do sedentarismo e ao lado emocional agravam os problemas”, afirma a fisioterapeuta.

A dor que se manifesta no frio costuma atingir mais a quem tem a musculatura mais frágil. Além da falta de proteção muscular, o frio faz desencadear alterações químicas. Os mediadores da dor, também conhecidos como neurotransmissores são estimulados pela baixa temperatura, ocasionando desconforto.

Exercite seu corpo e evite dores causadas pelo frio.

Mantenha os pés aquecidos, isso evita dores lombares. Bem como manter o pescoço protegido evita dores no pescoço. Porém, para manter a saúde dos nossos músculos e articulações, a atividade física é a melhor opção.

Os alongamentos ampliam os espaços internos, diminuem as tensões e melhoram a postura. Os exercícios preparam e protegem nosso corpo contra o sedentarismo, o excesso de atividade mental, excesso de toxinas e o estresse.

Uma boa massagem, sessões de fisioterapia ou até mesmo a hidroterapia ajudam a soltar as tensões musculares e liberar a dor. Visite nossas unidades e saiba como a Fisioform Clínica de Fisioterapia e Reabilitação poderá auxiliar nesse caso.