Hipertrofia Mamária
05 de Julho de 2017

As dores da coluna estão entre as queixas mais frequentes dos pacientes por ocasião da consulta ortopédica e representam uma das causas comuns de afastamento do trabalho. Tais dores são por vezes de difícil avaliação, pois existem vários fatores associados e muitas vezes o médico não encontra a correlação entre a queixa do paciente e os resultados dos exames de imagem, como RX ou Ressonância Magnética.

Uma das causas para dores nas costas pode ser a hipertrofia mamária - mamas volumosas.

shutterstock_542594728.jpg

A hipertrofia mamária é definida como o aumento anormal das mamas e tem sido associado ao surgimento de vários sintomas relacionados ao sistema músculo esquelético, sendo os mais frequentes as dores na coluna.

Estas dores podem variar desde um simples desconforto até mesmo a incapacitação funcional, com frequentes indicações do tratamento cirúrgico para redução do volume das mamas nos casos mais graves.

A origem destes sintomas podem ser as alterações posturais resultantes das mudanças do centro de gravidade, por consequência do aumento das mamas, que acaba exacerbando as curvaturas fisiológicas da coluna cervical, torácica e lombar, além de manter intensamente tensionadas a musculatura da região cervical e tronco.

A hipertrofia mamária tem sido mais conhecida e divulgada devido as alterações estéticas que acarreta nas mulheres, mas estas alterações também podem determinar sérios problemas de ordem física, comprometendo a saúde e a qualidade de vida destas pacientes.

As alterações físicas causadas pelo aumento do peso das mamas são devidas a  mudança do centro de gravidade das pacientes, levando a uma acentuação das curvas fisiológicas da coluna vertebral e o aumento da tensão da musculatura dos ombros e região cervical.

Muitas mulheres e seus médicos só vêem como saída para o alívio das dores na coluna a cirurgia de redução das mamas. Porém, a indicação cirúrgica deve ficar limitada aos casos severos, como a gigantomastia.

A Fisioterapia, Eletroterapia, Termoterapia, Fototerapia, Cinesioterapia, Hidroterapia e Massagem  podem vir de encontro ao alívio das dores e melhora da postura das mulheres que são portadoras da hipertrofia das mamas. Um bom trabalho de reeducação da postura RPG, associado ao Pilates para fortalecer os músculos que dão a sustentação do tronco também formam uma boa dupla no combate às dores nas costas e na modificação postural.